terça-feira, 4 de novembro de 2008

ANEURISMA CEREBRAL

ANEURISMA CEREBRAL

Vou relatar aqui, o que aconteceu comigo, isto não quer dizer que todas as pacientes terão problemas neurológicos, ou qualquer tipo de AVC. Todas as pessoas estao sujeitas a estes problemas quer tenham lúpus ou não.

Em maio de 2003, comecei a sentir uma dor de cabeça que me incomodava muito. Era uma dor intensa, acima da cabeça, que me deixava irritada e parecia que tinha brasas me queimando.
Quase todos os dias a dor aparecia. Eu, as vezes, colocava um saco com gelo na cabeça, pois tinha a impressão que melhorava.
Em julho a dor passou a ser diária, o incomodo aumentou, a dor intensificou. Procurei meu reumato, Dr. Evandro M. Klumb e relatei o que estava acontecendo.
Resolvemos fazer uma Tomografia Computadorizada (TC), pois estava preocupada com o lúpus atacar meu sistema nervoso central, tenho conhecimento que neste caso, a dor de cabeça é intensa, quase insuportavel.
O resultado da TC foi: Aneurisma Cerebral na Artéria Média Direita (1cm). Fiquei assustada, mas, tinha que enfrentar o problema. Se o problema existe, não adianta nos escondermos, o melhor é partirmos para a luta.
Meu reumato entao pediu uma Ressonância Magnética.
O resultado foi confirmado: aneurisma cerebral, modificando apenas o tamanho: 3cm. Era dia 5 de julho de 2003.
Fui encaminhada para um neurocirurgião, Dr. Adolpho Carvalho da Clinica Bambina, em Botafogo, que junto com seu filho, Dr. Gustavo Adolpho Carvalho fizeram a cirurgia em 19 de julho de 2003.
Meu medico-amigo, Dr. Evandro colaborou em dois sentidos: primeiro com a aplicação do corticoide durante toda a cirurgia e segundo, só em saber que ele estaria presente o tempo todo eu fiquei bem mais tranquila, afinal, meu anjo protetor terreno estava ali, ao meu lado.
Mais uma vez eu repito: sou uma privilegiada. Deus me deu a chance de descobrirmos o aneurisma antes que ele fizesse algum estrago e/ou deixasse alguma sequela.
Sai do hospital em 11 dias, normal como havia entrado, quer dizer, sem o aneurisma somente, mas com todas as minhas funçoes cognitivas em ordem.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi Êidina, que bom saber que vc esta bem,! entao aneurisma tem cura se descoberto com tempo? eu nao sabia disso.
eu nao sei como preencher o formulari do comentario nao heim, to testando aqui..
bjos Drê

Re disse...

Olá, Eidina.
Também tenho lupus desde de 2004 e venho sentido dores de cabeça na nuca seguida de estômago embrulhado as vezes vômito e já cheguei a desmaia 2 vezes. Seria aneurisma.
Estou super preocupada.
Deus te abençõe!

Anônimo disse...

Boa noite Eidina meu nome é edilaine eu tenho lupus desde que tinha 18 anos já sofri muito com essa doença mais graças ao meu bom deus vou levando a vida sou mãe de uma linda garota de apenas 1 ano e 6 mese de vida eu hoje tenho 27 anos de idade por isso que muito medo de deixar minha princwsa sozinha esse mundo tão cruel eu estou sentindo fortes dores de cabeças sa vezes acho que vou morrer será um aneurisma?bjos Edy.