quinta-feira, 27 de novembro de 2008

MEDICAMENTOS USADOS NO TRATAMENTO DO LÚPUS (III)

Quimioterapia
Quimioterapias similares às do tratamento do câncer são usadas para suprimir o sistema imunológico do paciente com lúpus. As drogas mais comuns usadas nesse tratamento são a azathioprina (Imuran), (via oral) e ciclofosfamida (Cytoxan), (via endovenosa). Essas drogas normalmente são reservadas às pessoas com manifestações mais sérias da doença como a nefrite lúpica ou distúrbios neurológicos onde o tratamento com corticosteróides falhou. Devido aos efeitos tóxicos associados a essas drogas, alguns dos quais muito sérios, é muito importante que as quimioterapias sejam conduzidas apenas por médicos acostumados com o seu uso. (Obs.: A Predinisona (hidrocortisona) tambem é usada junto ou separada da ciclofosfamida, via endovenosa)

Os possíveis efeitos tóxicos das quimioterapias são consideráveis e os pacientes tratados com essas drogas devem ser cuidadosamente monitorados. As drogas afetam as células produzidas pela medula óssea incluindo leucócitos, hemácias e plaquetas. Por isso, pacientes tratados com quimioterapia devem fazer exames de contagem do sangue (CBC) para ter certeza de que os níveis dessas células no sangue não fiquem muito baixos. E ainda, a quimiterapia reduz a capacidade do indivíduo de combater infecções; sendo também mais suscetíveis a ataques viróticos como herpes e outras infecções mais sérias.

Existem ainda outras toxidades distintas para cada tipo de droga usada na quimioterapia. A ciclofosfamida, por exemplo, pode causar náuseas e vômitos, perda de cabelo, complicações na bexiga, e esterilidade. A azathioprina normalmente causa distúrbios gastro-intestinais e tem sido associada com um tipo de hepatite alérgica. Imagina-se que ambas as drogas podem aumentar o risco da pessoa desenvolver câncer.

Há uma necessidade das pessoas com lúpus em saber mais sobre as drogas usadas no tratamento. Esse texto fala brevemente sobre as mais importante e mais usadas drogas utilizadas. Se você tiver questões ou dúvidas relativas às informações aqui apresentadas, você deveria checar com seu médico, farmacêutico ou outro profissional da área.

OBS.: O MICOFENOLATO MOFETIL (Cellcept) é um novo medicamento, tambem, usado como imunosupressor. Meu reumato, Dr. Evandro, em 2001 fez a substituição, suspendeu a azatioprina pois eu estava refratária a ela (antes eu usei Azatioprina e tambem fiz por 24 meses aplicação de ciclofosfamida).
A

4 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,

Conheci este blog por intermédio de uma amiga.
Visitei, gostei do vi e voltei para ver pormenor.
Este blog é espectacular, está muito bom. Parabéns pelo trabalho.

Beijos.

socorrro margalho disse...

ME CHAMO SOCORRO MARGALHO HA DOIS ANOS ATRAZ FIZ O FAN E DESOBRI QUE TINHA LUPUS NUNCA FIZ TRATAMENTO QUE DEVO FAQZER TENHO MACHAS E ESTOU GRAVIDA

socorrro margalho disse...

tenho lupus mas nunca fiz tratamento a oucos dias descobrir que estrava gravida o que faço?

Liliane disse...

OLÁ EIDINA, A MAIS DE UM ANO TIVE DIAGNOSTICO DE LUPUS,POREM SEM SINTOMAS COMO AS MANCHAS NA PELO, FAÇO USO DO MEDICAMENTO HIDROXICLOROQUINA E DEFLAZACORT, VOCE JA TOMOU ALGUM DESSES?
AGUARO SEU CONTETO, ME ADD NO MSN LILIANNE_J_LILLI@HOTMAIL.COM,PARA QUE POSSAMOS DIVIDIR NOSSAS DUVIDAS E EXPERIENCIAS. BJS FICA COM DEUS