sábado, 1 de novembro de 2008

O APOIO DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS

O Apoio da Família e dos Amigos
Qualquer pessoa gosta de carinho e atenção.
Nos damos os dois aos nossos pais, aos nossos filhos, aos nossos parentes, aos nossos amigos.
O que nós fazemos quando alguma dessas pessoas está doente? Redobramos os cuidados. Quando somos pequenas isto vem da parte dos nossos pais, e o mesmo fazemos com nossos filhos, quando um está doente, “paparicamos”, surge sempre uma proteção maior. Fazemos a comidinha que “dodói” gosta mais, deixamos a preferência dele prevalecer, prometemos que quando sarar levaremos para este ou aquele passeio.
Pois é. A pessoa portadora de lúpus também precisa de carinho e atenção. O apoio, o carinho, a compreensão da família e de vital importância.
As pessoas precisam entender que alguns dias a paciente não está bem disposta, esta sentindo dores, não tem forças para fazer nada, não tem coragem para levantar. Ela é preguiçosa? Não está querendo fazer nada por pirracinha? Não. É porque o mal-estar é grande, a dor é horrível, a falta de coragem é terrível, o “baixo astral” também e o desânimo é pior ainda.
Para os filhos: colaborem com sua mãe, ajude-a a fazer o que for preciso, mãe também precisa de atenção e carinho, e acima de tudo, tenham paciência, a crise vai melhorar.
Para os maridos: os mesmos conselhos dos filhos e mais um: não se envergonhem porque estamos gordinhas, não exija demais de uma pessoa que esta precisando ser ajudada. Amor, afeto e compreensão nunca são demais, podem exagerar na dose.

Um comentário:

Unknown disse...

procuro amigos com lupus, bjs!!!