sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MEDICAMENTOS USADOS NO TRATAMENTO DO LÚPUS (V)

Efeitos Colaterais do Uso Prolongado de Esteróides
Efeitos colaterais causadas pelo uso prolongado de esteroides incluem catarata, fraqueza muscular, necrose avascular dos ossos e osteoporose.

A necrose avascular dos ossos, usualmente associada à altas doses de prednisona por um longo período, causa dores, um esquadrinhamento anormal dos ossos e uma aspecto atípico no raio-X. Isso ocorre com mais freqüência no quadril, mas também pode afetar os ombros, joelhos e outras juntas. A necrose avascular dos ossos é bastante dolorida e normalmente requer uma biópsia da medula, estímulos elétricos, ou uma total substituição cirúrgica das juntas para alívio das dores.

Os esteróides reduzem a absorção de cálcio através do trato gastrointestinal, o que pode resultar em osteoporose ou afinação dos óssos. A osteoporose pode levar à fraturas, especialmente às fraturas de compressão das vértebras, causando fortes dores nas costas. A ingestão de cálcio e outros medicamentos podem ajudar a prevenir a osteoporose.

Também há uma relação entre os esteróides e a arteriosclerose prematura, que é um estreitamento dos vasos sangüíneos causados por depósitos de gordura (colesterol).

No geral, há uma clara relação entre os efeitos colaterais do uso de esteróides e a dosagem e duração do tratamento. Assim, altas doses de esteróides ministradas por um longo período causam mais efeitos colaterais do que uma dose mais baixa ministrada por um prazo menor.

Conclusão
Os corticosteróides são agentes antiinflamatórios extremamente eficientes e podem ser muito úteis no tratamento do lúpus ativo, apesar dos seus significantes efeitos colaterais. Os tratamentos com esteróides devem sempre ser mantidos nas doses mais baixas possíveis e nunca devem ser interrompidos subitamente. Esperamos que em breve sejam desenvolvidas terapias alternativas eficientes menos tóxicas do que os esteróides. A história da maioria das terapias mostra, contudo, que aquelas mais eficientes sempre são associadas a efeitos colaterais. Este, certamente, é o caso dos esteróides.

Nenhum comentário: