sábado, 1 de novembro de 2008

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA

Orientação psicológica
O acompanhamento com psicólogo no inicio, quando o lobo surge é muito importante.
Porque acontece, de uma hora para outra, uma série de modificações em nossa vida. Primeiro surge não sei de onde uma doença que é para você totalmente desconhecida, grave, incurável, de sintomas múltiplos, você fica totalmente perdida
A primeira pergunta que eu fiz foi: Meu Deus o que é isto? Que doença é esta? E porque eu? Eu vou agüentar? O que vai ser das minhas filhas se eu não resistir a esse bombardeio de sintomas? O que eu faço?
E junto com essas dúvidas, essa agonia, esse desespero há o lobo te atacando por todos os lados: queda dos cabelos, dores nas juntas, dores no corpo, estado febril, emagrecimento, falta de apetite, feridinhas na boca que impede você comer direito, anemia, e em conseqüência hipoglicemia, sem contar o que eu não via: o derrame pleural e a nefrite. Eu comecei a frequentar um grupo de apoio para pacientes com lúpus, que funciona dentro do Hospital Pedro Ernesto, através do ambulatório de reumatologia. As reuniões, que acontecem quinzenalmente, teve grande importância na minha vida, pois alem da orientação da psicóloga Dra. Valéria, tive a oportunidade de conhecer outras pacientes, seus sintomas e seus problemas, algumas com o lobo em remissão, já estavam de volta ao trabalho, com o cabeleira totalmente normal, rosto normal, aspecto sadio etc.
Contatos assim, transmitem às recém-chegadas otimismo, passei a acreditar: Ah, elas estão assim, com aparência normal, então eu também vou chegar lá. Ademais disso, eu encontrei ali naquele grupo, mulheres simples, mas com sensibilidade de transmitir para mim, força, otimismo, esperança.
Naquele grupo, onde cada uma tinha a oportunidade de falar sobre suas dores, seu desespero, suas mágoas, seu pesar pelos cabelo caídos, por seu peso excessivo e seu rosto redondo pelo uso do corticoide, tínhamos disposição para juntar nossos forças e procurar ajuda para cada uma de nós.

2 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Eu quero homenagear uma amiga que encontrei neste grupo de apoio, lúpica também.
A você, Miriam, que tanto secou as minhas lágrimas, tantas vezes encostei a minha cabeça no seu colo, tantas vezes você afagou a minha cabeça, dizendo palavras de carinho e de consolo, às vezes, chorava comigo, pois eu estava inconformada com o meu aspecto redondo, do rosto e do resto, lamentava a queda dos meus loiros cabelos e você me consolava. Estávamos unidas pela dor, pela compreensão e pelo amor. Ali naquele grupo, encontrei mulheres simples e\ou humildes, no entanto, com sabedoria para apoiar, escutar, aconselhar e entender as "novatas", aquelas, que como eu, ainda, estavam assustadas com a doença, essas mulheres que viviam o mesmo drama que eu, que sentiam as mesmas dores que eu sentia e talvez muito mais dificuldades e uma vida muito mais sofrida. Foi daí, que eu entendi, que a humildade é muito importante em nossas vidas.
No fundo, eu não chorava, tao-somente, pelo meu corpo, pelo meu cabelo, mas sim, de um modo geral, por tudo o que estava acontecendo comigo, com aquela quantidade de coisas novas e um tanto quanto desagradáveis, em razão daquela doença ate então desconhecida, pela falta de conhecimento (o desconhecido, assusta e muito), pela insegurança, por não saber se eu tinha futuro, ou a minha vida ia acabar a qualquer momento, a preocupação com as minhas filhas, caso eu não resistisse, enfim, por tudo isso, o meu choro, a minha tristeza e por que não dizer, a minha revolta.
Obrigada Miriam, pelo apoio, pelo carinho, pelas palavras gentis de consolo e de amor e pela suas lagrimas derramadas junto com as minhas. Você não me conhecia, no entanto, estendeu a sua mão e me afagou. Isto é saber amar. Que Deus te abençoe, rica e abundantemente.

Êidina Queiroz disse...

NUNCA É TARDE PARA EU AGRADECER
Somente agora, estou tornando publico o que estava guardadinho dentro do meu coração: a minha gratidão, o meu afeto e o meu reconhecimento pela amiga lúpica Miriam. A você, o meu eterno carinho e minha amizade. Beijo grande no seu coração amiga.