segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O QUE É OSTEOPOROSE

O que é Osteoporose
A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e mais fáceis de quebrar. Se não for prevenida ou não for tratada, a osteoporose pode progredir, sem dor alguma, até que um osso se quebre. Esses ossos quebrados, as fraturas, normalmente ocorrem no quadril, na espinha, e punhos.
Qualquer osso do corpo pode ser afetado, mas as fraturas no quadril e espinha merecem atenção especial. Uma fratura no quadril quase sempre requer internação e cirurgia. Isso pode afetar a capacidade da pessoa poder caminhar sem auxílio, além de causar uma debilidade permanente ou até mesmo a morte. Fraturas vertebrais (na espinha) também têm sérias consequências, incluindo diminuição na altura, fortes dores nas costas e deformidades.
Apesar das mulheres serem quatro vezes mais suscetíveis de desenvolver a doença, os homens também podem sofrer com a osteoporose.

Você Sabia?
A osteoporose é uma condição de baixa massa óssea que pode levar à fraturas permanentes,
A osteoporose atinge pessoas de todas as idades. O uso de corticóides, seja em doses pequenas por um longo período, ou uso rápido de altas doses, pode resultar na osteoporose induzida por corticóides.
A osteoporose é uma doença silenciosa, não sendo detectada por muitos anos até que ocorra uma fratura,
Uma em cada duas mulheres, e 1 em cada oito homens terá uma fratura relacionada à osteoporose na sua vida.
Pelo menos 20 por cento dos pacientes com fratura no quadril morrem dentro de seis meses devidos à complicações; mais de 50% jamais retornam a uma vida independente,
Já existem novos medicamentos não-hormonais que podem reduzir a perda óssea e mesmo aumentar massa dos ossos.

Como posso constatar a saúde dos meus ossos?
É importante compreender que o osso não é uma estrutura dura e sem vida; na realidade ele é um tecido compexo e vivo. Nossos ossos fornecem o suporte estrutural para os músculos, protegem órgãos vitais e armazenam cálcio, essencial para a sua densidade e firmeza.
Devido ao fato dos ossos estarem em permanente mudança eles se regeneraram, e podem ser afetados pela alimentação e exercícios. Até os trinta anos, você constrói e mantém os ossos de maneira eficiente. Então, como parte natural do processo de envelhecimento, seus ossos começam a se deteriorar mais rapidamente do que você pode repará-los. Nas mulheres, a perda óssea é acelerada com a menopausa, quando seus ovários páram de produzir estrogênio -- o hormônio que protege contra a perda óssea.
Pense nos seus ossos como uma caderneta de poupança. Existe tanta massa óssea na sua conta quanto você deposita. Os anos críticos para construir essa massa óssea são pouco antes da adolescência até cerca de trinta anos. Alguns especialistas acreditam que as mulheres possa aumentar sua massa óssea em, no máximo, 20 por cento -- um fator crítico na proteção contra a osteoporose.

Determinando sua saúde óssea
Para determinar se você tem ou corre o risco de ter osteoporose, seu médico irá questionar vários aspectos do seu estilo de vida e de seu histórico médico. Ele vai querer saber se alguém na sua família já sofreu de osteoporose ou apresenta ossos fraturados. Baseado num levantamento médico abrangente, o seu médico pode recomendar que você meça a sua massa óssea.
A medição da sua massa óssea é a única maneira de dizer se você tem ou não osteoporose. Um exame especializado, chamado densiometria óssea, pode avaliar a massa óssea em várias partes do corpo.
Esse exame pode:
- Detectar a osteoporose antes que ocorra uma fratura;
- Prever as suas chances de uma fratura no futuro;
- Determinar a sua taxa de perda óssea e/ou monitorar os efeitos do tratamento se o exame for realizado a intervalos de um ano ou mais.

Nenhum comentário: