sábado, 8 de novembro de 2008

JUNTAS E MÚSCULOS

Dores nas Juntas e Músculos
Mary Betty Stevens, M.D.Professor of MedicineThe Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD

Dores nas juntas e nos músculos são sintomas muito comuns do lúpus erithematoso sistêmico (LES). De fato, 90% das pessoas com lúpus vão experimentar esses sintomas em algum momento durante o curso da doença. Os problemas dos pacientes com inflamações desse tipo são variados. Com freqüência, as dores persistentes nas juntas (artralgia) e nos músculos (mialgia) podem imitar doenças viróticas ou como se fosse uma gripe. Outros podem ter os sintomas característicos da artrite, ou seja, juntas que não ficam apenas doloridas, mas também inchadas, quentes e sensíveis. Outros ainda, com inflamação intensa nos músculos (miosite), podem experimentar uma fraqueza progressiva a perda de resistência aliadas à dores nos músculos.

Essas dores nas juntas e músculos podem ocorrer à qualquer momento durante o curso do LES, ou podem ainda preceder outros sintomas da doença por meses ou anos. Contudo, deve ser enfatizado que embora sejam sintomas comuns do lúpus, o LES é uma causa rara desses sintomas. Por exemplo, as dores nas juntas são causadas com maior freqüência pela ósteoartrite ou pela artrite reumatóide do que pelo LES. Portanto, um diagnóstico de LES deve se basear em uma examinação física completa, um histórico médico detalhado e em resultados de exames de laboratório especializados, em adição a esses sintomas de dores nas juntas e músculos.

Artrite Lúpica
As dores nas juntas da artrite lúpica vêm e vão com freqüência. Crises isoladas podem durar vários dias ou semanas e então cessam, retornando tempos depois. As juntas mais distantes do tronco (ex. dedos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos) são as mais atingidas, normalmente várias de uma única vez. Rigidez e dores pela manhã, que melhoram no decorrer do dia, são características da artrite lúpica. No final do dia, com o cansaço, as dores voltam.
Outra característica da artrite lúpica é que as dores são normalmente simétricas, ou seja, afetam as juntas em ambos os lados do corpo. Portanto, uma única junta inchada e dolorida, mesmo numa pessoa lúpica, tem muitas vezes outras causas.
Dores nas costas ou no pescoço não são causadas pela artrite lúpica, uma vez que a espinha não é atacada pelo lúpus.
Diferente da ósteoartrite, a artrite lúpica normalmente não causa deformidades ou destruição das juntas. Essa carência de danos às juntas é observada tanto clinicamente quanto através de raios-X, mesmo após meses com a presença desses sintomas.

Diagnóstico
O padrão das dores nas juntas e o local onde ocorrem são as melhores pistas para determinar se são causadas pelo LES ou não. Os raios X das juntas atacadas de pessoas lúpicas não apresentam nenhuma anormalidade. Um exame do fluido sinovial dentro de uma junta inchada pode ser efetuado para determinar se há uma reação inflamatória de baixo nível.
Contudo, esses estudos são usados para excluir outras possíveis causas de dores nas juntas, e não para determinar um diagnóstico de LES.
De fato, quando a artrite é o único sintoma do lúpus, o diagnóstico se torna muito difícil, se não impossível. Nesses casos, uma oservação cuidadosa e uma re-avaliação médica assim que outros sintomas do LES evoluem, são essenciais para fazer um diagnóstico de lúpus com precisão.
Exames laboratoriais como o de anticorpos anti-nucleares (ANA) e o teste do fator reumatóide podem ser úteis algumas vezes.
Pelo menos 67 porcento das pessoas com artrite reumatóide vão ter um anticorpo (fator reumatóide) no seu sangue.
Pelo menos 95 porcento das pessoas com LES apresentam várias outras formas de anticorpos em seu sangue (anticorpos anti-nucleares).
Contudo, devemos enfatizar que nenhum desses anticorpos é específico da artrite lúpica ou do LES. Eles ocorrem em cerca de 25 porcento dessas doenças, e em várias outras condições.

Tratamento
Uma das concepções errôneas mais comuns sobre a artrite é a de que não há nenhum tratamento satisfatório disponível. Pelo contrário, existem tratamentos apropriados para as mais variadas formas de artrite que podem retardar os danos às juntas e diminuir as suas dores.
A artrite lúpica é usualmente tratada com medicamentos anti-inflamatórios e não esteróides (ex. aspirina, ibuprofen, naproxen). Esses medicamentos são suficientes na maioria dos casos e normalmente bem tolerados pelo organismo. Entretanto, essa linha de terapia não é efetiva, drogas anti-malária tais como a hidroxicloroquina (Plaquinol) podem ser adicionadas. Corticóides (prednisome) são usados muito raramente, apenas quando as juntas permanecem inchadas e doloridas apesar dos outros tratamentos. Medicamentos citotóxicos (cytotoxic) não devem ser usados para tratar apenas a artrite lúpica. Também é importante que a pessoa conheça procedimentos de proteção das juntas, para estarem aptas a dar o devido descanso a essas mesmas juntas durantes crises da artrite lúpica.

Nenhum comentário: