domingo, 11 de janeiro de 2009

... E POR FALAR EM CANSAÇO II... E A POSTURA, COMO ESTÁ?

Como Dormir
Ao escolher um colchão, observe se ele é bem firme, pois se ele for muito macio a pressão sobre suas costas será maior. Lembre-se de que os colchões não duram para sempre e que talvez esteja na hora de comprar outro, caso o seu tenha mais de 5 anos. Algumas pessoas se dão muito bem com colchões d’água.

Procure dormir na posição mais confortável possível. Se o seu pescoço ou as suas costas estiverem doloridos, experimente usar um travesseiro anatômico. Você pode tentar usar um desses métodos para aliviar a dor embora seus resultados variem de pessoa para pessoa.

Às pessoas que sofrem de artrite nas costas, recomenda-se dormir parte da noite de bruços. Esta posição ajuda a melhorar a postura e principalmente evita a formação de corcunda.

À medida que seus músculos forem se fortalecendo com o programa regular de exercícios, geralmente depois de algumas semanas ou meses, naturalmente sua postura melhorará. Além disso, esses simples cuidados protegerão suas costas de esforços desnecessários e os resultados serão surpreendentes.


Como Ficar em Pé
Ao ficar em pé ou andar, lembre-se de que mesmo uma pequena curvatura das costas aumenta a pressão sobre a coluna lombar. ao contrário, se você ficar em pé com as costas bem eretas, a pressão será bem menor. Não é necessário ter uma postura perfeita, mas apenas ter alguns cuidados com a coluna.

Se as suas atividades diárias exigem que passe grandes períodos de tempo em pé, prefira sapatos confortáveis que lhe dêem bom apoio. Tente evitar saltos altos. Um sapato esportivo, bem leve, é uma boa opção.

Evite ficar na mesma posição por muito tempo. Você pode experimentar pôr uma esteira de borracha no lugar em que tiver de ficar durante bastante tempo. A esteira lhe dará algum apoio para os pés e as costas.

Quando você fica em pé, ocasionalmente pode descansar ou “apoiar” um pé numa caixa ou cadeira para maior conforto. Contraia os músculos abdominais. Evite a posição “curvada”, o que aumenta a pressão nas costas.


Como Sentar-se
Você sabia que ao longo do dia as vértebras na parte inferior da coluna têm de suportar uma pressão equivalente a 3 ou 4 vezes o peso do seu corpo? Quando você se senta sem apoiar as costas, por exemplo, a pressão sobre a parte inferior das costas é 40% maior do que quando está de pé! A pressão é ainda maior se você se sentar com as costas curvadas. Pense no número de vezes – ou de horas – que você faz isso a cada dia!

Existem inúmeras maneiras simples de se evitar a sobrecarga das costas. Por exemplo: colocar uma almofada na cadeira; encostar bem a parte inferior das costas contra o encosto da cadeira; ou então usar um suporte para a coluna lombar. O uso de cadeiras com braços também é muito aconselhável, e alguns automóveis até já possuem um apoio para a coluna no banco do motorista, com o propósito de diminuir a pressão exercida sobre ela durante viagens muito longas.

A cadeira ideal deve proporcionar apoio firme para a parte inferior das costas e permitir que se sente com as costas bem eretas. Os pés devem alcançar o chão sem dificuldade – e isso é de primordial importância, seja na sua cadeira de trabalho, seja em casa. Sentar-se de maneira imprópria pode ser a principal causa de sobrecarga em sua coluna.

Se o seu trabalho exigir que você passe longos períodos de tempo sentado, levante-se por alguns minutos a cada hora ou 2 horas, a fim de esticar as costas ou andar um pouco.

Preste atenção na altura da sua mesa de trabalho. Se ela for muito alta, ou então baixa demais, a pressão sobre sua espinha – da parte inferior das costas ao pescoço – será ainda maior. Talvez seja necessário fazer um ajuste para torná-la mais confortável.

Sentar-se adequadamente pode diminuir bastante a sua dor nas costas. Tente sentar-se numa cadeira firme, com as nádegas bem encostadas às costas da cadeira, os pés confortavelmente apoiados no chão e as costas eretas. Os braços da cadeira servem para descansar os braços, e isso resulta em menos pressão e dor nas costas.

Cadeiras com descanso para os braços também resultam em menor pressão e dor nas costas, mas é bom saber que os braços de sua cadeira de trabalho devem ficar abaixo do nível da mesa, de forma que você não precise se inclinar para a frente para trabalhar. Quando precisar permanecer sentado por longos períodos de tempo, use uma almofada à altura da parte inferior das costas.

5 comentários:

direitinho disse...

Continua na linha de bons conselhos e boas recomendações. Podem não curar as doenças mas não as tornam tão agressivas.
Quando se tem saúde nem se pensa em nada. Depois ....depois quando não há maneira de descansar e passar sem as visitas constantes das dores agudas que provocam mau estar e indisposições constantes.
Meu Deus que sofrimento.........!
Seria bom que pudessemos trocar de colchões todos os cinco anos.
Ao preço que eles estão não dá para isso. Então seria preferivel dormir no chão como se fazia antigamente.
Desejo-lhe uma boa semana.

Je Vois la Vie en Vert disse...

Vou aproveitar alguns conselhos...
Obrigada pela sua visita ao meu cantinho. Vou deixar o seu link na minha lista.
Beijinhos verdinhos

Se não conseguir abrir facilmente o meu blog com a sua nova aparência, utilize o Firefox.

Claudia Madureira disse...

Olá Êidina,

Tudo bem contigo? Connosco está tudo bem.
Nós por cá temos o frio, nevou na semana passada, apesar de ontem ter chuvido, continua muito frio. Estamos no tempo dele.

Tudo de bom para ti.

Beijinhos

Dani.Danilo e Nicholas disse...

Ola Edna,
Sou uma Lúpica assim como vc.
Tenho dois filhos e para tê-los tive que usar heparina.
Gostei muito dak , até porque somos qause conterrâneas, sou Paraense e gostamos muito da nossa terra.
Obrigada, por se preocupar em nos passar informações.
beijos

João Videira Santos disse...

Muita coisa se aprende ou se recorda por aqui.

Este blog é quase um serviço publico de informação.

Útil, oportuno.

Já o disse, repito.

Daqui para aí, um abração, os meus sinceros agradecimentos pelas visitas e pelo carinho dos comentários