sábado, 21 de março de 2009

OUTRAS DOENÇAS REUMÁTICAS VII - Angeíte granulomatosa e alérgica

Angeíte granulomatosa e alérgica
Sinonimo: Doença de Churg-Strauss

A doença de Churg-Strauss (C-S) é uma vasculite sistêmica semelhante à poliarterite nodosa clássica, dela se diferenciando por:
- Importante envolvimento pulmonar com formação de granulomas com infiltração de eosinófilos no leito vascular e extra-vascular (também nos sítios de vasculite extra-pulmonar)
- Aumento de eosinófilos no hemograma
- Sinusite crônica
- Asma grave

Asma e sinusite antecedem o quadro de vasculite por meses ou anos. A asma não costuma responder a tratamento convencional, sendo necessário uso de corticóide. O quadro pulmonar apresenta-se com escarro com sangue e dor pleural, sendo freqüente infecção bacteriana secundária. O controle de sinusite e/ou infecção pulmonar associada é muito importante para a estabilização da doença. Ambas são empecilho para o uso adequado de imunossupressão.

O tratamento pode ser iniciado somente com corticóide. Em casos resistentes, a associação prednisona/ciclofosfamida, nos moldes preconizados para poliarterite nodosa e adaptados à intensidade da doença, é o tratamento de escolha. Methotrexate pode ser usado como manutenção após estabilização.

2 comentários:

Unknown disse...

Que doenças complicadas e difíceis como são todas as doenças.
Só ouvi falar de asma e da sinusite.
A primeira manifesta-se pelas dificuldades repiratórias que são provocadas por alergias em epocas próprias do ano como esta da Primavera com o polen das plantas no ar.
A segunda - sinusite - parece que é acompanhada de dores de cabeça frequentes e de um entupimento das narinas.
Diziam por aqui na aldeia que os gatos transmitiam a asma. Não sei se é verdade.

João Videira Santos disse...

é sempre interessante vir aqui e saber algo de novo...

beijo