terça-feira, 31 de março de 2009

DOR LOMBAR IV

2. Doença postural relacionada com músculos fracos e/ou rigidez músculo-ligamentar
Uma situação muito freqüente como causa de lombalgia é coluna vertebral normal mas músculos abdominais fracos. São necessários músculos abdominais potentes para sustentar a pressão exercida pela cavidade abdominal e, também, equilibrar as forças dos músculos eretores da coluna; caso contrário, haverá tendência crescente em aumentar a lordose lombar.

Outra condição freqüente e importante (e muitas vezes não identificada) de lombalgia é a falta de flexibilidade dos músculos e ligamentos posteriores da coluna lombar, das coxas e das pernas.

A coluna lombar flexiona 45 graus. Para uma flexão adequada, os músculos eretores, suas fáscias e os ligamentos longitudinais devem ser suficientemente extensíveis.

Após os 45 graus de flexão da coluna lombar, o restante do movimento do tronco se faz através da flexão da pelve. A rotação anterior da pelve é feita ao redor das articulações coxo-femurais e é limitada pelo comprimento e grau de alongamento dos músculos posteriores das coxas e pernas.

Se os tecidos não têm ou não estão com flexibilidade suficiente, a tentativa de atingir a amplitude máxima provocará dor devido ao alongamento excessivo e, eventualmente, dano estrutural.

3. Anomalias estruturais congênitas ou adquiridas
Ao se avaliar a coluna vertebral ereta, devem ser procurados defeitos nos membros inferiores ou na própria coluna. Há várias causas de assimetria de comprimento de membros inferiores. Diferença de até 1 cm é considerada normal e só deve ser valorizada se não se encontrar nenhuma outra causa para dor ou desconforto interpretada como de origem postural.

Causas de encurtamento de membro inferior
- Hipoplasia congênita
- Poliomielite
- Pós-fratura
- Genuvalgo ou varo assimétrico
- Genurecurvatum assimétrico
- Contratura assimétrica da panturrilha com pé eqüino
- Dispraise de quadrilles
- Coxartrose
(Continua...)

2 comentários:

Claudia Madureira disse...

Olá Êidina,

Passei para saber como tens passado?

Belo post, mais um com muita informação útil.

Boa quinta feira.

Beijinho

Patricia Italo Mentges Instituto de Escoliose disse...

Olá Êidina,

Parabéns pelo seu blog.

Acredito que a informação é o nosso mais valioso bem.

Com suas postagens você aborda assuntos fundamentais no que concerne a manutenção da saúde.

Sou fisioterapeuta e sei como isso é importante.

É isso aí! Valeu!