quarta-feira, 25 de março de 2009

LOMBALGIA - Doença Postural da Coluna Vertebral

DOR LOMBAR
Sinônimos: lombalgia, doença postural da coluna vertebral
Oitenta por cento dos seres humanos sentem dor lombar (lombalgia) em algum momento de suas vidas. Uma proporção menor tem dor cervical (pescoço) e na nuca, sendo que outros sentem dorsalgia. A maioria destas pessoas pode manter suas atividades habituais, mas as cumprirão com períodos de desconforto ou dor. Cerca de 30% desse grupo faltará ao trabalho devido à lombalgia.

Quais as causas de lombalgia?
Na grande maioria das vezes, a dor se relaciona com problemas mecânicos da coluna vertebral, isto é, com defeitos na sua função. O tratamento principal é normalizar a função, isso podendo ser obtido com exercícios e outros cuidados posturais.

Outras causas são também freqüentes:
- osteoartrite (artrose) das articulações intervertebrais e
- desestruturação do disco intervertebral (discopatia degenerativa.)

Menos encontradas:
- espondilolistese,
- sacralização da apófise transversa da 5a vértebra lombar uni ou bilateral,
- síndrome do músculo piriforme e
- doenças das articulações sacro-ilíacas.

Este capítulo é dedicado à postura, porque prevenção ou correção de má postura previnem, melhoram ou corrigem a maioria dos problemas que levam a lombalgia.

O que é postura?
Postura é a posição do corpo.
Boa postura pode ser definida como o arranjo harmônico das partes constituintes do corpo, tanto em posição estática (parado) como em diferentes situações dinâmicas (movimento e força).
Quando se fala em coluna, postura é a coluna vertebral ereta estática (parado na posição de pé).
A posição ereta é obtida através dos tecidos moles da coluna vertebral: músculos, ligamentos e cápsulas articulares.
Boa postura é o resultado da capacidade que ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados sem desconforto. Uma postura aceitável também deve ser esteticamente apreciável.
Portanto, quando alguém cansa em uma fila de cinema, sente desconforto ou dor, se fica muito tempo assistindo TV, ou precisa sair cedo da cama no domingo porque dóem as costas, há sintomas de doença postural da coluna vertebral.
Desse modo, o exame postural é a avaliação da posição da coluna vertebral, das relações das suas curvaturas entre si e dos elementos envolvidos na sua harmonia ou desequilíbrio.
O exame postural é parte da avaliação física do aparelho locomotor e deve ser complementado pelo estudo cinético (movimentos) da coluna vertebral para adequada interpretação funcional das queixas ou achados eventualmente encontrados. (Continua...)

2 comentários:

Unknown disse...

Quem é que nunca teve uma dor nas costas ? Hoje é normal isso acontecer pois pegamos mal em objectos que queremos levantar do chão. Estando mal posicionados e fazendo força com toda a massa moscular forçamos tambem a coluna e logo ficamos com mazelas que se vão agravando cada dia que passa.
Penso tambem que a maioria das pessoas não faz ginastica e isso também ajuda a manter o nosso equilibrio.
Saudades de Portugal Amigo.

Claudia Madureira disse...

Olá Êidina,

Este post devia ser lido por todas as camadas etárias,tal como o "direitinho " diz, quem não tem dores nas costas hoje?!
A maior parte das pessoas não sabem como "estar" em condições, utilizando as posturas correctas para certas e determinadas actividades.

Bom post

Beijinho