sábado, 30 de novembro de 2013

VASCULITE

O que é Vasculite?

Todos os órgãos são supridos por sangue por meio dos vasos.
As artérias são os vasos que levam o sangue do coração até os órgãos, as veias fazem o caminho inverso, levando o sangue de volta ao coração, e os capilares são pequenos vasos que fazem a conexão entre as pequenas artérias e as veias.
As vasculites são doenças causadas por inflamação dos vasos sanguíneos do organismo. Nestas doenças, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico, o que pode provocar estenose (estreitamento), oclusão (fechamento), formação de aneurismas e/ou hemorragias.

Podemos classificar as vasculites em primárias e secundárias.
As vasculites primárias são doenças raras, de causa pouco conhecida, e ocorrem quando o vaso sanguíneo é o alvo principal da doença. A classificação das vasculites primárias baseia-se no tamanho do vaso acometido (pequenos, médios e grandes vasos).
Já as vasculites secundárias são aquelas em que se observa o acometimento dos vasos devido a alguma doença autoimune, infecções, neoplasias, exposição a drogas, dentre outras.

As diferentes vasculites apresentam características próprias e devem ser diagnosticadas corretamente para que o melhor tratamento seja utilizado. Suspeita-se de vasculite em pacientes que apresentam febre sem causa comprovada, cansaço, dor articular e quadro vascular trombótico (como acidente vascular cerebral, infarto e/ou angina, sem fatores de risco para aterosclerose). Pode ocorrer acometimento de múltiplos órgãos e sistemas como rins, articulações, sistema nervoso central e vias respiratórias.

Principais Vasculites

Doença de Behcet
Pode afetar vasos de qualquer tamanho. Caracteriza-se por úlceras na boca e nos genitais e por acometimento visual. Pacientes com este tipo de vasculite geralmente são jovens entre 20 e 30 anos.

Doença de Buerger
Também conhecida com tromboangeite obliterante, afeta vasos das mãos e pés, e é relacionada com o habito de fumar.

Vasculite do Sistema Nervoso Central
Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, tontura, confusão, alteração de personalidade, podendo levar a acidente vascular cerebral (AVC).

Síndrome de Churg Strauss
É uma vasculite que envolve inflamação de pequenos e médios vasos. Caracteriza-se por asma e predomínio de eosinófilos (células brancas do sangue). Pode acometer seios de face, pulmões, coração e outros órgãos.

Crioglobulinemia
O quadro clínico comum é de um rash (vermelhidão) em pernas e dor articular. A crioglobulinemia tipo 1 pode estar associada a linfomas enquanto a crioglobulinemia tipo 2 frequentemente se associa a hepatite por vírus C.

Arterite de Células Gigantes ou Arterite Temporal
Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, alteração visual, febre, dor em ombro e mandíbula. Acomete pacientes acima dos 50 anos.

Púrpura de Henoch-Shönlein
Afeta a pele, rins, articulações e estômago. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é comum em crianças, frequentemente associada a infecções no sistema respiratório.

Vasculite de Hipersensibilidade
É descrita como vasculite por reação ao uso de drogas (medicamentos). Apresenta lesões na pele na forma de pontos vermelhos e a biópsia de pele acometida revela uma vasculite leucocitoclástica.

Doença de Kawasaki
Vasculite rara, acomete crianças abaixo de cinco anos. Os sintomas são: febre, olhos e lábios vermelhos, rash, edema de mãos e pés e aparecimento de gânglios. Pode comprometer os vasos do coração.

Poliangeite Microscópica
Afeta principalmente os rins, pele e nervos, podendo alterar a sensibilidade.

Poliarterite Nodosa
Comum em pessoas entre os 30 e 40 anos, pode afetar pele, rins e nervos. Em alguns casos pode estar associada ao vírus da hepatite B.

Polimialgia Reumática
Provoca fraqueza dos músculos de ombros e quadris, estando associada à vasculite de células gigantes.

Arterite de Takayasu
Afeta a aorta (a maior artéria do corpo) e os ramos de artérias que levam sangue para os órgãos. A doença é mais frequente em mulheres jovens asiáticas, com menos de 40 anos, mas tem sido descrita cada vez mais em outras populações.

Vasculite Granulomatosa de Wegener
É muito comum que seu início seja com sintomas no trato respiratório superior, como nariz, seios da face e garganta. Os pulmões e rins também podem ser afetados. Ocorre predominantemente em adultos jovens.

Nenhum comentário: