sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SÍNDROME MISTÊNICA DE LAMBERT- EATON

Síndrome Miastênica de Lambert-Eaton

A síndrome miastênica de Lambert -Eaton é uma doença neuromuscular que causa fraqueza muscular progressiva , geralmente notado pela primeira vez na parte superior das pernas e braços. A síndrome é devido a uma anomalia da libertação da acetilcolina química, um neurotransmissor , que comunica impulsos nervosos aos músculos . Sem acetycholine suficiente entre um nervo e músculo, no músculo não recebe a totalidade ou parte do sinal do nervo .A pesquisa sugere que a síndrome miastênica de Lambert -Eaton pode ser uma doença auto-imune . Ela geralmente começa na idade adulta tardia , ea verdadeira incidência da síndrome não é conhecido.
Sintomas
 
Os sintomas da síndrome miastênica de Lambert -Eaton se desenvolvem lentamente . Eles incluem:• Fraqueza das coxas e braços , que piora com o tempo• A boca seca , olhos ou pele• queda da pálpebra ou visão dupla ( 25% dos indivíduos )
Indivíduos com síndrome miastênica de Lambert -Eaton que são fumantes de longo prazo são de alto risco para o câncer, especialmente câncer de pulmão de pequenas células. Indivíduos que desenvolvem a síndrome em uma idade mais avançada também têm um risco maior de câncer. Um tumor canceroso pode aumentar a quantidade de fraqueza muscular , assim como a causa fadiga e perda de peso.
Diagnóstico
 
O exame físico irá fornecer evidências de fraqueza muscular das coxas e braços. Por exemplo , o indivíduo com Lambert -Eaton pode ter um andar cambaleante e têm dificuldade em elevar os braços. Um teste de sangue para detecção de anticorpos auto-imunes específicas pode ser realizada. Estudos de estimulação nervosa repetitiva , que testam a condução dos impulsos nervosos para os músculos , pode ajudar a confirmar o diagnóstico e diferenciar a síndrome miastênica de Lambert -Eaton de  miastenia gravis.
Todos os indivíduos com Lambert -Eaton devem ser rastreados para câncer, especialmente aquelas pessoas que são fumantes de longo prazo . A tomografia computadorizada (TC) do tórax, e possível a biópsia pulmonar , são realizadas a olhar para os tumores de pulmão .
Tratamento
 
Se o câncer está presente , o tratamento deve se concentrar na terapia do câncer. Em alguns casos, a fraqueza muscular de Lambert -Eaton melhorará como o tratamento do cancro progride. Em indivíduos com a síndrome mas sem cancro, fármacos imunossupressores , tais como azatioprina, prednisona e pode ser usado para reduzir a resposta auto-imune e diminuir os sintomas .
Neuromusculares drogas pode ajudar a melhorar a força muscular e reduzir os sintomas em alguns indivíduos com Lambert -Eaton .
 A fraqueza muscular pode aumentar com o tempo quente , o uso de banheiras de hidromassagem ou chuveiros quentes , febre, ou doença.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SOU EU

SOU EU
Como eu me sinto?
Feliz e triste,
Riso e choro,
Aflição e alegria,
Segura e medrosa,
Amada e renegada,
Paciente e zangada,
Pacífica e arredia,
Completa e vazia…
Tudo isso...
Quase todos os dias...
Sou doente ou sadia?
Sou normal ou... psiquiatria?
Prefiro a reumatologia...
Alguém pode entender?
Só quem sente é quem sabe...
Só quem sabe é quem pode entender.
EU TENHO LÚPUS.

Esta postagem, faz parte do meu blog de poesias, http:\\asasdeborboletadaimaginacao.blogspot.com
façam uma visita, sei que irão gostar...

sábado, 24 de agosto de 2013

O ANDAMENTO DOS DIAS


LANÇAMENTO DO LIVRO DE JORGE ANTONIO PINTO MADUREIRA
Dia: 21 de setembro de 2013 as 17:30h
AUDITORIO MUNICIPAL DE MARCO DE CANAVESES - PORTUGAL 
 
Meu amigo Jorge Antônio Pinto Madureira, (Tony Madureira), fará o lançamento deste seu livro, em Marco de Canaveses, Portugal, no dia 21 de setembro, a partir daí, o mesmo estará disponível aqui no Brasil na Editora Saraiva.
EU RECOMENDO.
 
 convite_andamento_dias_21_set.jpg
1788K

 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SÍNDROME DE BEHÇET

Síndrome ou Doença de Behçet

O que é?
A doença de Behçet é uma condição rara que atinge os vasos sanguíneos causando inúmeras inflamações durante a vida. Ela também é chamada de doença da rota da seda.
Essa doença é caracterizada por causar feridas na boca, nos órgãos genitais, uveíte, e feridas na pele. Em alguns casos até mesmo as articulações, pulmões, o sistema nervoso central e o aparelho digestivo podem ser afetados.
A doença de behçet também é caracterizada por crises passageiras. A pessoa pode numa crise apresentar uns sintomas e numa outra crise da doença, outros sintomas diferentes. É importante ressaltar que a doença varia de pessoa para pessoa, cada um vai manifestar um sintoma diferente durante a vida tornando cada indivíduo único.
O tratamento é feito de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Sintomas
Os principais sintomas da doença de behçet são:
  • Feridas na boca ou nos genitais.
  •  Inflamações nos olhos.
  •  Presença de lesões dolorosas na pele.
  •  Inflamação nas articulações.
  •  Apesar de raros os indivíduos podem apresentar convulsões e o aumento da pressão intra-craniana.
  •  Enxaquecas.
  •  Inchaço e dores nas panturrilhas.
  •  Úlceras Gastrointestinais.
A doença de behçet é caracterizada por crises passageiras, em cada uma dessas crises o indivíduo pode apresentar sintomas diferentes.
O tratamento é feito de forma personalizada para cada indivíduo, o uso de medicamentos é feito com base nos sintomas apresentados.

Tratamento
O tratamento para doença de behçet é feito de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente. É possível controlar a doença, mas não curá-la.
Entre os medicamentos utilizados no tratamento, os corticosteróides são os que revelam mais eficácia no controle das inflamações, são utilizados principalmente em crianças com alterações oculares, vasculares e no sistema Nervoso.
Imunossupressores como azatioprina, ciclosporina A e ciclofosfamida, são utilizados na forma mais grave da doença, assim como anti-agregantes e anti-coagulantes.
O uso desses medicamentos inclui muitos efeitos colaterais como diabetes, diarréia, hipertensão e problemas nos ossos, logo devem ser usados com moderação.
O fato da causa ser desconhecida, complica ainda mais o tratamento da doença de behçet que inclui tanto o paciente como a orientação da família.

SÍNDROME DE GOODPASTURE

A síndrome de Goodpasture, também chamada de doença de Goodpasture e doença anti-membrana basal glomerular, é uma patologia mediada pelo  sistema imunológico que leva à glomerulonefrite progressiva e hemorragia pulmonar.

Foi descrita pela primeira vez no ano de 1919 por Goodpasture, que lhe conferiu o nome de síndrome  pulmão-rim, somente recebendo a denominação atual no ano de 1958, por Stanton e Tange.
É sabido que o próprio organismo cria anticorpos  contra as próprias células saudáveis dos rins e pulmões, mas o mecanismo que desencadeia esse processo ainda não foi bem elucidado.
Esta síndrome é mais comum na população branca, especialmente entre a faixa etária de 30 a 60 anos de idade. A maior parte dos pacientes apresenta glomerulonefrite que progride rapidamente  associada à hemorragia alveolar, podendo ser observado em 30-40% dos casos acometimento renal, caracterizado por hematúria, proteinúria leve a moderada, ou até insuficiência renal aguda. O acometimento dos pulmões é mais comum em indivíduos jovens do sexo masculino, com quadro clínico de dispnéia e tosse, com ou sem hemoptise. 
O diagnóstico pode ser alcançado por meio de radioimunoensaio, sendo que este exame detecta anticorpos circulantes em mais de 90% dos pacientes. Caso não seja possível a realização deste, os anticorpos podem ser detectados em 60% a 80% dos casos por meio de imunofluorescência indireta. Já o exame de eleição para o diagnóstico dessa doença é o histopatológico, no qual é colhida uma amostra do rim, sendo possível a observação, ao microscópio, de anticorpos anti-membrana basal glomerular.
Até  o momento, não há cura para esta doença. Todavia, o surgimento de novos anticorpos anti-MBG pode ser impedida por meio de fármacos imunossupressores (como ciclofosfamida e elevadas doses de predinisona).
É possível também a remoção dos anticorpos do corpo, através do procedimento de plasmarefere. Por meio da adsorção imune filtra-se o plasma sanguíneo, reinfundindo-o, por conseguinte, já livre dos anticorpos em questão, levando a uma melhora no estado geral do paciente. É de grande importância frisar que durante este procedimento, todos os anticorpos decorrentes de vacinas são perdidos. A terapia leva de 8 a 12 meses e raramente ocorrem recidivas.
Por meio dessa terapia, a mortalidade pode ser diminuída de 90% aos atuais 20%. Contudo, ela pode trazer problemas para alguns pacientes, causando uma produção exacerbada de anticorpos, denominado efeito rebote.

Sei que esta postagem, não faz jus em relação as demais, mas não achei como transforma-la na linguagem habitual que uso, vou tentar outra pesquisa. Aguardem.

Continuando...

A síndrome de goodpasture é uma doença autoimune que pode levar a morte rapidamente se não for tratada precocemente. Ela é caracterizada por uma hemorragia pulmonar e um comprometimento renal, que levam à insuficiência respiratória e má filtração do sangue. A doença afeta principalmente homens jovens e fumantes.

Não se sabe exatamente o que causa a doença, pois o próprio organismo cria defesa contra células saudáveis dos rins e pulmões atacando-os. O diagnóstico desta síndrome é feito com base no exame de sangue e através da biópsia dos rins e pulmões.

O tratamento é medicamentoso, mas o paciente geralmente precisa fazer uma transfusão de sangue, usar máscara de oxigênio ou mesmo a ventilação mecânica para  facilitar na respiração e realizar hemodiálise 3 vezes por semana.

O tratamento dura em média 12 meses e o paciente pode ter que ficar internado no hospital durante todo processo.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

SARCOIDOSE

Adiantei esta postagem, em razão de ter conhecido a Claudia, hoje no consultório da Dra. Raquel Sales, ela é portadora de Sarcoidose.

O que é SARCOIDOSE?
              
A sarcoidose é uma doença na qual ocorre uma inflamação nos linfonodos, pulmões, fígado, olhos, pele ou outros tecidos.
 
Causas  
                                      
A causa dessa doença é desconhecida. Na sarcoidose, pequenos coágulos de tecido abdominal (granulomas) se formam em certos órgão do corpo. Granulomas são grupos de células imunológicas.
A doença pode afetar quase todos os órgãos do corpo, mas afeta mais comumente os pulmões.
                               
Possíveis causas da sarcoidose incluem:
- Resposta imunológica extrema ama infecção;
- Alta sensibilidade a fatores ambientais;
- Fatores genéticos.                         
 
A doença é mais comum em negros do que em brancos, especialmente brancos de ascendência escandinava. As mulheres normalmente são mais afetadas do que os homens.
A doença normalmente começa entre 20 e 40 anos.
A sarcoidose é muito rara em crianças.
Uma pessoa com um parente próximo que tem sarcoidose tem aproximadamente cinco vezes mais chances de desenvolver a doença.
 
Exames    
 
Um exame físico pode indicar o seguinte:
- Sons anormais na respiração (como estertores)
- Fígado aumentado      

                                

Um exame físico pode indicar o seguinte:
  • Sons anormais na respiração (como estertores)
  • Fígado aumentado
  • Glândulas linfáticas aumentadas
  • Baço aumentado
  • Erupções
Muitas vezes, a doença é encontrada em pacientes com sinais físicos visíveis que tem um raio X do tórax anormal.
Diferentes exames de imagem podem ajudar a diagnosticar a sarcoidose:
  • Raio X do tórax para ver se os pulmões estão comprometidos ou se os linfonodos estão aumentados
  • Tomografia computadorizada do tórax
  • Varredura de gálio no pulmão
Para diagnosticar essa condição, é necessária uma biópsia. Normalmente, é feita uma biópsia do pulmão usando broncoscopia. Também podem ser feitas biópsias de outros tecidos do corpo.
Essa doença pode afetar os resultados dos seguintes testes de laboratório:
  • Níveis de cálcio (urinário, ionizado, sérico)
  • Hemograma completo
  • Imunoeletroforese - sérica
  • Testes de funcionamento do fígado
  • Imunoglobina quantitativa (nefelometria)
  • Fósforo sérico

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

HEPATITE AUTOIMUNE

HEPATITE AUTOIMUNE
Sinônimos: Hepatite lupóide (denominação antiga) 

O que é?
É uma inflamação crônica do fígado sem causa conhecida.

Como se desenvolve?
Não se sabe bem porque a doença inicia. Sabe-se que é causada por um descontrole nas defesas do próprio organismo (sistema imunológico) que passam a atacar células e órgãos normais, ao invés de agir apenas protejendo o organismo contra infecções. Essa agressão causa inflamação, destruição e, potencialmente, perda da função do órgão atingido. No caso da hepatite autoimune, o órgão atingido é o fígado.
Acredita-se que exista uma predisposição genética para desenvolvimento da doença, e que vírus e bactérias poderiam ser fatores desencadeantes do processo autoimune.
É tipicamente uma doença de mulheres jovens, mas pode atingir crianças e adultos de qualquer sexo.

O que se sente?
De modo semelhante a outras hepatites pode-se não apresentar sintomas ou iniciar com sintomas gerais, tais como:
- fraqueza
- cansaço fácil
- perda de apetite
- perda de peso
- febre
- dores no corpo e nas articulações (nas juntas).
 
Ainda que inicialmente leves, esses sintomas podem se intensificar e, em cerca de 25% dos casos, serem acompanhados de:
- icterícia (cor amarelada da pele e mucosas)
- fezes claras
- urina escura (cor de Coca-Cola)
 

 

 
  
São raros os casos sem sintomas e descobertos em exames de rotina, assim como aqueles de forma fulminante com evolução rápida para o coma hepático.

Excesso de pelos, espinhas e alterações menstruais são comuns em mulheres jovens. Até metade dos pacientes tem outras doenças concomitantes como diabetes, doenças da tireóide, artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico.

Como o médico faz o diagnóstico?
Não há um exame que confirme exatamente o diagnóstico. A partir de suspeita pelas queixas do paciente e pelo exame clínico, o médico solicita exames de sangue que visam excluir outras causas mais comuns de hepatite, como, por exemplo, as causadas por vírus.
Dentre os exames geralmente solicitados e que colaboram com o diagnóstico estão as transaminases, fosfatase alcalina, gamaglutamiltranspeptidase, proteinograma, fator antinuclear, anticorpos anti-músculo liso, anticorpos anti-rim-fígado.
Ecografia e biópsia hepática (retirada com agulha de um pequeno fragmento do fígado) são frequentemente necessários para auxílio diagnóstico e avaliação da gravidade da doença. A biópsia pode ser também necessária para avaliar a resposta ao tratamento, após alguns meses ou anos..

Como se trata?
A maioria dos casos de hepatite autoimune é tratada com corticóides (assemelhados da cortisona) associados ou não a outros medicamentos, como a azatioprina.
A maioria dos casos de hepatite autoimune é tratada com corticóides, associados ou não a outros medicamentos que controlam o sistema imunológico.
A função do tratamento é diminuir a formação e a ação de substâncias de defesa (anticorpos) que estão "desreguladas" e causando lesões.
O tratamento controla a inflamação em 80 a 90% dos casos, porém, em muitos casos, a doença volta quando o tratamento é suspenso. Por isso, na maioria das vezes, é necessário o uso contínuo de medicações.
Pela dificuldade e pelos efeitos indesejáveis do tratamento prolongado, a decisão de tratamento deve ser estudada e discutida entre o especialista e o paciente, considerando a gravidade da doença e o risco individual de evolução para cirrose.

Como se previne?
Não há forma conhecida de prevenção, já que não se conhece porque a doença ocorre.