sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SÍNDROME DE BEHÇET

Síndrome ou Doença de Behçet

O que é?
A doença de Behçet é uma condição rara que atinge os vasos sanguíneos causando inúmeras inflamações durante a vida. Ela também é chamada de doença da rota da seda.
Essa doença é caracterizada por causar feridas na boca, nos órgãos genitais, uveíte, e feridas na pele. Em alguns casos até mesmo as articulações, pulmões, o sistema nervoso central e o aparelho digestivo podem ser afetados.
A doença de behçet também é caracterizada por crises passageiras. A pessoa pode numa crise apresentar uns sintomas e numa outra crise da doença, outros sintomas diferentes. É importante ressaltar que a doença varia de pessoa para pessoa, cada um vai manifestar um sintoma diferente durante a vida tornando cada indivíduo único.
O tratamento é feito de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Sintomas
Os principais sintomas da doença de behçet são:
  • Feridas na boca ou nos genitais.
  •  Inflamações nos olhos.
  •  Presença de lesões dolorosas na pele.
  •  Inflamação nas articulações.
  •  Apesar de raros os indivíduos podem apresentar convulsões e o aumento da pressão intra-craniana.
  •  Enxaquecas.
  •  Inchaço e dores nas panturrilhas.
  •  Úlceras Gastrointestinais.
A doença de behçet é caracterizada por crises passageiras, em cada uma dessas crises o indivíduo pode apresentar sintomas diferentes.
O tratamento é feito de forma personalizada para cada indivíduo, o uso de medicamentos é feito com base nos sintomas apresentados.

Tratamento
O tratamento para doença de behçet é feito de acordo com os sintomas apresentados por cada paciente. É possível controlar a doença, mas não curá-la.
Entre os medicamentos utilizados no tratamento, os corticosteróides são os que revelam mais eficácia no controle das inflamações, são utilizados principalmente em crianças com alterações oculares, vasculares e no sistema Nervoso.
Imunossupressores como azatioprina, ciclosporina A e ciclofosfamida, são utilizados na forma mais grave da doença, assim como anti-agregantes e anti-coagulantes.
O uso desses medicamentos inclui muitos efeitos colaterais como diabetes, diarréia, hipertensão e problemas nos ossos, logo devem ser usados com moderação.
O fato da causa ser desconhecida, complica ainda mais o tratamento da doença de behçet que inclui tanto o paciente como a orientação da família.

Nenhum comentário: