quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PENFIGÓIDE BOLHOSO

PENFIGÓIDE BOLOSO
O que é?

Penfigóide bolhoso é uma doença de pele, autoimune, caracterizada pela presença de grandes bolhas na pele, avermelhadas, que não se rompem facilmente. Não se sabe exatamente quais são as causas do surgimento destas bolhas, mas existem relatos do seu aparecimento após a exposição à radiação ultravioleta, radioterapia ou após o uso de determinados medicamentos.

Sintomas
Os sintomas do penfigoide bolhoso são:
Bolhas ligeiramente avermelhadas que surgem na pele, acompanhadas de coceira, que quando se rompem, apesar de muito dolorosas, não deixam cicatrizes.
Estas bolhas podem afetar todo o corpo, mas são mais frequentes nas regiões de dobras, como na virilha, cotovelos e joelhos.

Diagnóstico
Para o diagnóstico do penfigoide bolhoso, o médico dermatologista deverá observar atentamente a região, e, se necessário, solicitar exames complementares, como biópsia.

Tratamento
O tratamento para penfigoide bolhoso é feito com medicamentos anti-inflamatórios corticosteróides, ou imunossupressores. O tempo de duração da doença varia de pessoa para pessoa, podendo levar semanas, meses ou anos. Apesar de não ser uma doença de fácil resolução, o penfigoide bolhoso tem cura, e esta pode ser alcançada com a combinação de medicamentos orais e tópicos, sempre indicados pelo médico dermatologista.

Nenhum comentário: