domingo, 12 de abril de 2009

DOR NO COTOVELO

DOR NO COTOVELO
Sinônimos: cotovelo de tenista, tendinite, epicondilite lateral
Há várias causas de dor no cotovelo, mas certamente a mais freqüente é uma tendinite comprometendo tendões que se inserem na parte lateral do cotovelo.

O que é tendão?
Tendão é a extremidade do músculo e está firmemente aderido ao osso para, quando o músculo se contrair, mover o osso. Com freqüência, os pacientes chamam tendões de nervos.
Onde se localizam os tendões comprometidos?
Ponha a palma da mão para cima. Deslize seus dedos pelo bordo lateral do antebraço até o cotovelo. O osso que você está palpando é o úmero e nesta região, chamada epicôndilo lateral, inserem-se os tendões dos músculos que fazem a elevação da mão e dos dedos.

O que é tendinite?
O sufixo ite significa inflamação. O mecanismo que gera inflamação na grande maioria das tendinites é semelhante ao que ocorre quando se corta uma cutícula, enfia-se uma felpa embaixo da pele ou de um corte cirúrgico. O tecido é lesado; ele não pode infeccionar e precisa cicatrizar. Cria-se uma reação inflamatória. Células de defesa migram para o local e aparecem calor, vermelhidão, edema e dor. O resultado final é a cicatrização.
O uso continuado dos tendões, principalmente sob tensão, provoca rasgões microscópicos, mas é o suficiente para desencadear uma reação inflamatória. Tendões jovens são flexíveis e resistem às tensões e somente são lesados sob estresse intenso e/ou contínuo. Com o passar dos anos, perdem progressivamente a flexibilidade e ficam expostos às trações exercidas pelas contrações musculares. As tendinites que ocorrem nestas circunstâncias são classificadas como secundárias a microtraumatismos de repetição.

Manifestações clínicas
A dor pode aparecer somente ao se segurar um objeto, ao escrever ou ao carregar um pacote. Pode localizar-se ao redor do epicôndilo lateral e irradiar-se ao longo do antebraço. Os pacientes podem não perceber que a origem da dor é o cotovelo. Às vezes ela é fraca e crônica e outras vezes aguda e muito forte. Pode haver sensação de perda de força de preensão da mão. Outras causas de tendinite do cotovelo são as doenças inflamatórias como artrite reumatóide e gota.

Outras causas de dor no cotovelo:
- Epicondilite medial(menos freqüente)compromete os músculos que fazem a flexão da mão
- Bursite
- Lesões ligamentares
- Compressão de raiz nervosa
- Doenças da articulação
- Doenças ósseas
- Dor irradiada da coluna cervical ou do ombro.

Tratamento (progressão de acordo com a evolução):
- Repouso, imobilização, analgésicos ou anti-inflamatórios
- Fisioterapia incluindo exercícios de alongamento
- Infiltração com corticóide
- Cirurgia

4 comentários:

Unknown disse...

Então Menina
Está numa de dor de cotovêlo...?
Por aqui quem tem essa dor é um invejoso que só deseja para si tudo quanto vê nos outros e que pensa ser muito bom.
«estar com dor de cotovêlo»
Regressando à doença é um pouco mais grave e cada dia mais frequente. Hoje há pessoas que não conseguem mover o rato do computador pois tem dores muito fortes- tendinites.
A minha mulher tem sido uma mártir com dores no braço direito e tambem já no esquerdo.
Aos fins de semana para fazer a limpeza da casa e da roupa tem de parar e descansar pois não aguenta as dores.
Parece terem origem na Postura central- coluna/peso.
As cirurgias nem sempre resultam.

Claudia Madureira disse...

Olá Êidina,

Como tens passado?

Mais um post sensacional.
Aprende-se muito com as visitas a blogues como o teu, o meu, e que ilucida as pessoas que não têm qualquer informação sobre o assunto.

Desejo-te um bom fim de semana.
Beijinho

Anônimo disse...

olá,
sofro de dores cronicas ,horríveis no cotovelo e na mão esquerda há 2 anos. ATÉ OG NÃO OBTIVE NEM CURA NEM MELHORIA só as dores q a cada dia estão pior. Já não acredito q possa ser tendinite pq a dor é dilacerante,irritante. Já tentei de tudo um pouco ,mas não obtive resultado.ESTOU TRISTE,POIS AS VEIAS DA MÃO ESTÃO CADA DIA MAIS ALTAS E DOLORIDAS.ESTOU PERDIDA.FIQUEI AFASTADA UM ANO DO TRABALHO,FIZ INFILTRAÇÃO, GESSO,GELO ......SOCORRO

Anônimo disse...

nao aguento tanta dor mal consigo andar mal consigo tomar conta dos meus cinco filhos socorrooooo......