sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SINTOMAS

SOBRE OS SINTOMAS

Dores Articulares: (dores nas juntas) As articulações, geralmente, ficam vermelhas, inchadas, doloridas, algumas vezes dificultando os movimentos., principalmente no início da manhã, causando muito sofrimento, as vezes, durante o dia, e com movimentos, sentimos um pouco melhorar. Como tratar: para estas inflamações, geralmente, são usados os corticóides (predinisona/meticorten/calcorte) Quem deve indicar: o Reumatologista

Manchas na pele: elas podem ser parecidas com rubéola, ou em forma de mordida de insetos, ou parecidas com manchas de alergia, outras parecem pequenas queimaduras feitas com a ponta de cigarro, cujas bordas ficam endurecidas, ou placas enormes vermelhas, ou bolhas. Este sintoma surge sempre depois de exposição solar, ou até mesmo por causa do calor, e em algumas pessoas, com fotossensibilidade grande, até mesmo as irradiações de certos tipos de luz artificial, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes, como é o meu caso.
Quando falo em exposição ao sol, não me refiro somente a ir à praia ou piscina, ficar deliberadamente ao sol. No caso de portadores de lúpus, não podemos pegar sol de maneira nenhuma. O simples fato de ficarmos no quintal, sairmos para ir a padaria sem o protetor solar é prejudicial. A pele das vítimas do lobo é altamente sensível à luz solar.
O que pode acontecer se pegarmos sol? Se andarmos no sol sem protetor? Pode acontecer a reativação do Lúpus, da doença como um todo (acordar o lobo), não é só sua pele que vai sentir, poderá surgir outros sintomas, qualquer outro dentre tantos; Aqueles que estão em plena atividade, vai “piorar”, vai aumentar a crise ou retardar sua melhora. Como tratar: usar sempre, o PROTETOR SOLAR, mesmo o tempo estando nublado, porque ainda assim, passa raio solar. Faça do protetor o seu maior aliado. Incorpore o habito de, após o banho, passar protetor solar, principalmente nas partes que irão ficar expostas ao sol como rosto, braços, pescoço, colo, pernas. Eu por exemplo, além do protetor solar, saio com o guarda-chuva aberto. Eu me amo, tenho que cuidar bem de mim. O SOL É NOSSO MAIOR INIMIGO. ESTIMULA O APARECIMENTO DOS SURTOS.

Dores muscular: Os sintomas no sistema muscular são bastante doloridos, apesar de existir u ma variação de pessoa para pessoa, a maioria dos pacientes com LES sentem a dor generalizada, no corpo inteiro, ou em pontos diferentes, resultando numa sensação de cansaço extremo, falta de ânimo, falta de vontade de fazer qualquer coisa. Como tratar: com remédio para dores e/ou relaxante muscular e exercícios, eu por exemplo, faço hidroginástica. Quem deve indicar: seu Reumatologista

Órgãos Internos: o LES pode atacar os rins, pulmões, coração, sistema nervoso central etc. Dependendo do órgão, a pessoa pode não ter muitos sintomas, como ocorre com a inflamação dos rins (nefrite lúpica). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a inflamação dos rins geralmente não dá dor, e os sintomas podem ser inchaço nos pés ou o aparecimento da pressão arterial alterada.
Quando um órgão interno é envolvido na doença, as vezes é necessário fazer a biopsia, para saber até que ponto foi atingido e trata-lo adequadamente. Com o tratamento correto, evita-se que o problema avance. Quem indica: o seu Reumatologista

2 comentários:

Anônimo disse...

inPor favor se o "LUPUS" é um doença que pode ser considerda de fundo ?

Êidina Queiroz disse...

O lúpus: Como muitas doenças, trazemos a predisposição para desenvolve-lo desde que nascemos. Tem, tambem, o fator hormonal, nao sei explicar cientificamente, mas o estrogênio nao nos faz bem. E tem o fator emocional, como em outras centenas de doenças. Este por sinal faz ou pode fazer estragos no nosso organismo. Temos que procurar, sempre, ter o nosso emocional equilibrado, pois, ele é um captador de "problemas".