quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
(Ou O Pequeno Tratado do Grande Caçador)
Etimologia: lúpus em latim significa lobo
Existem dois tipos de lúpus: Lúpus Eritematoso Discóide (LED) que ataca essencialmente a pele, o couro cabeludo e as juntas(dores articulares); Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) este mais complicado, mais violente, PODE atacar além da pele e das juntas, o sistema muscular, o sistema nervoso central, os rins, os pulmões, o coração etc.
O lúpus surge por um distúrbio no sistema imunológico, cuja origem ainda é desconhecida. As pessoas que desenvolvem esta doença passam a produzir uma quantidade maior de anticorpos que vão agir contra estruturas normais do organismo, causando com isto os sintomas próprios tais como: anemia, dor nas juntas, queda de cabelos, manchas na pele, (estas manchas por sua vez, ficam sempre “piores” depois de exposição ao sol), cansaço, falta de ânimo, dor no corpo, e com isto, por causa de alguns ou todos esses sintomas, ficamos com variação de humor, irritação, impaciência, vontade de chorar etc. Lúpus pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos. No entanto, por motivos que a própria ciência ainda não consegue explicar, a grande vítima dessa disfunção do sistema imunológico é a MULHER – cerca de 90% dos casos. (Os homens, normalmente, são “atacados” pelo lobo mais branco, pelo LED).
E neste universo feminino, a doença surge principalmente no período compreendido entre a puberdade e a menopausa. Embora possa parecer que haja correlação com a produção dos hormônios femininos, o LES não ataca, apenas raramente, os ovários e útero. Pelo menos, em relação a esses órgãos, as mulheres podem ficar despreocupadas. Na infância e na velhice, portanto, a mulher corre um risco bem menor de desenvolver o LES. Digo desenvolver, porque não se trata de vírus, nem bactéria, nem doença infecto-contagiosa: o nosso organismo é pré-disposto, ou não, ao desenvolvimento, daí, surge a doença. O aparecimento do LES ou sua reativação, está relacionado, muitas vezes, a um período de estresse e/ou descontrole emocional, (e isto parece ocorrer pela relação entre estresse e o próprio sistema imunológico), ou acontece por um período de grande tristeza (a perda de algo ou de alguém/abalo emocional).

Um comentário:

Kaka Anime disse...

ADOREI O SEU BLOG EIDINA QUEIROZ ,TENHO LÚPUS JA FAZ VARIOS ANOS,MAS ,SÓ DESCOBRI HÁ DOIS ANOS,E VOCÊ CONSEGUIU ME INFORMAR SOBRE A DOENÇA,MAIS DO QUE AS MINHAS MÉDICAS,ESTAVA TÃO MAL INFORMADA SOBRE A DOENÇA,E ISSO ME DEIXAVA ANGUSTIADA,POIS SINTO TODOS OS SINTOMAS,QUANDO FIZ A BIOPSIA DEU LUPUS ERIMATOSO SINSTEMICO,MAS NÃO É MALIGNO,TOMO APENAS CLOROQUINA,E BUPROPIONA CALMANTE E MIOSAN RELAXANTE MUSCULAR PARA MELHORAR AS DORES,NÃO AGUENTO MAIS FICAR INCHADA,AS VEZES ME SINTO UMA BEXIGA PRESTES A ESTOURAR,NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE TENHA ESSA DOENÇA,ALIAS EU NEM SABIA QUE EXISTIA ESTA DOENÇA ANTES DE DESCUBRIR QUE EU TENHO,POR ISSO SINTO TANTA FALTA DE INFORMAÇÃO,SOU CASADA E TENHO DOIS FILHOS,MEU NOME É DRIKA.DESDE JÁ OBRIGADA!!!!E PARABÉNS PELO BLOG.