segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QUANDO PROCURAR UM NEFROLOGISTA

QUANDO PROCURAR UM NEFROLOGISTA?

O que é Nefrologia?

É a área da medicina que estuda e pesquisa o funcionamento dos rins e as doenças renais.

O que é um Nefrologista?
Nefrologista é um Clínico Geral (Medicina Interna) com especialização em doenças renais.

O que é o Rim?
O ser humano possui dois rins que têm cor vermelha escura e forma de um grão de feijão. Os dois medem 12cm em uma pessoa adulta e pesam, em média, 130 -170g cada um. Localizam-se nas costas um de cada lado da coluna e protegidos pelas últimas costelas.

Aproximadamente, passam pelo rim 1.200 -2000 litros de sangue por dia que chegam através das artérias renais. No interior dos rins, as artérias dividem-se em vasos, cada vez menores até formarem um enovelado de vasos muito finos que constituem o glomérulo. O glomérulo é o verdadeiro filtro do rim, por onde o sangue passa e é filtrado, eliminando todas as substâncias indesejáveis, através da urina. Existem aproximadamente um milhão de glomérulos em cada rim (figura 2).

A urina é formada pela eliminação da água desnecessária, dos sais e outros produtos que não devem ser acumulados no nosso sangue. A quantidade diária de urina formada a partir de 1200 a 2000 litros de sangue que passam pelo filtro renal, é da ordem de 1,2 a 1,5 litros por dia.

Partindo do espaço capsular (figura 2), a urina inicia a sua caminhada para o exterior, descendo pelo túbulo proximal e depois pelo ureter, chegando à bexiga e saindo pela uretra (vide figura 1).

Na urina é eliminado diariamente, além da água, sódio, cálcio, fósforo, uréia, ácido úrico e inúmeros outros produtos do catabolismo do nosso organismo. O trabalho metabólico aproveita o que serve para o organismo e rejeita o que não deve ser assimilado (produto catabólico), e envia ao rim para ser eliminado por ser desnecessário.

Para que servem os Rins?
Entre as inúmeras funções do rim salientam-se as seguintes:
- O rim é responsável pela eliminação dos resíduos tóxicos produzidos pelo nosso organismo como a uréia e o ácido úrico. É a sua função de filtração, de limpeza ou de depuração;
- O rim controla o volume do organismo, eliminando ou conservando os líquidos. Por exemplo, qualquer excesso de água no corpo é eliminado pela urina; é o chamado efeito diurético.
- O rim exerce controle sobre os sais de nosso corpo, eliminando os seus excessos ou poupando-os nas situações de carência.
- A partir do controle do volume (líquidos) e dos sais, ele exerce grande influência sobre a pressão arterial e venosa do nosso organismo.
- O rim produz e secreta hormônios: como a eritropoetina, vitamina D e a renina. A eritropoetina interfere na produção dos glóbulos vermelhos e a sua falta pode levar a uma anemia de difícil tratamento. A vitamina D, calciferol, controla a absorção intestinal de cálcio. E a renina, junto com a aldosterona, controla o volume dos líquidos e a pressão arterial de nosso organismo.

Assim, os rins regulam a pressão arterial, filtram o sangue, eliminam as toxinas, controlam a água e o sal no corpo, produzem hormônios e eliminam os excessos de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

Quando procurar um Nefrologista?
Deve-se procurar um nefrologista quando algum desses sintomas, abaixo relacionados, ou sinais de alterações de doenças renais estiverem presentes, ou se tiver familiares com doença renal, hipertensão, diabetes, cálculos e cistos renais, ou quando tiver alguma dúvida sobre esses sintomas e sinais:

- Micção alterada, por um jato fino, difícil e/ou sem força; quando a micção é acompanhada de dor, ardência, aumento da freqüência ou mau cheiro. Levantar-se muitas vezes à noite para urinar sem razão, como por excesso de ingestão de líquidos.
- Quando a urina apresenta coloração diferente do amarelo claro, por exemplo escura como coca-cola, sanguinolenta ou amarelo muito escuro ou quando ao urinar surgir grande quantidade de espuma.
- Exame de urina que apresentar proteínas, sangue, glicose, pus, cilindros e bactérias.
- Inchume (edema) de mãos, pés ou olhos.
- Dor lombar, com urina escura ou sanguinolenta. Dor em cólica com ou sem eliminação de cálculo. Dor permanente, sem modificações, nos flancos.
- Pressão arterial elevada.
- Palidez exagerada (cor de palha de trigo) ou anemia que não responde ao uso de medicamentos com ferro.
- História de doença renal familiar. Exemplo: Rim policístico, cálculo renal, etc.
- Todo portador de diabete mellitus com mais de 5 anos de evolução.
- Portador de doenças colágeno, artrites (gota), lupus.
- Exame de sangue com taxas altas de creatinina, uréia, ácido úrico, fósforo e cálcio.
- Ecografia ou radiologia ocasional que mostre rins aumentados ou diminuídos, presença de cálculos, tumores ou cistos.

Como escolher um Nefrologista?

Para escolher um nefrologista deve-se procurar informações:
- com amigos que já usaram a especialidade com sucesso;
- a respeito da formação do médico, se é especialista;
- da atividade em centros médicos e hospitalares de bom nível e de referência;
- a atividade de ensino e pesquisa em Universidades.

Um comentário:

Olavo de Arineli Braga disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.