sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

EXAMES DA TIREÓIDE

TESTE DO HORMÔNIO DA TIREÓIDE - T3

O que é?
É a dosagem de um dos hormônios da glândula tireóide. Sua medida, em geral, é realizada juntamente com a de outros hormônios relacionados que são o T4 e o TSH. Isoladamente a dosagem do T3 não tem valor diagnóstico. Além disso, na grande maioria das vezes, mesmo juntamente com outras dosagens associadas, o T3 não tem grande importância. É útil somente na investigação do hipertireoidismo, principalmente quando se suspeita da utilização do próprio T3 sintético pelo paciente (hipertireoidismo factício).

Como é o exame?

O exame é realizado em uma amostra de sangue retirado a partir de uma punção venosa (coleta de sangue igual a qualquer outra para dosagens laboratoriais). O paciente sentirá apenas o pequeno transtorno da picada da agulha para a coleta de sangue.


TESTE DE HORMÔNIOS DA TIREÓIDE - T4

O que é?
Dosagem do principal hormônio produzido pela glândula tireóide. Sua medida, em geral, é realizada juntamente com a de outros hormônios relacionados que são o T3 e o TSH. Na medida em que é o principal hormônio produzido pela tireóide, sua dosagem é a mais importante na avaliação das doenças da tireóide. Sua medida pode ser realizada em praticamente todas as situações em que se avalia a função da tireóide.

Seus valores podem se apresentar elevados em pacientes que utilizam hormônios estrogênicos (como as pílulas anticoncepcionais) e durante a gestação. A exceção destas alterações, a elevação do T4 está associada a hipertireoidismo de diversas causas, e níveis reduzidos são decorrentes de hipotireoidismo (diminuição de funcionamento da tireóide).

O que se sente?
O exame é realizado em uma amostra de sangue retirado a partir de uma punção venosa (coleta de sangue igual a qualquer outra para dosagens laboratoriais). O paciente sentirá apenas o pequeno transtorno da picada de agulha para a coleta de sangue.


CINTILOGRAFIA DE TIREÓIDE

Sinônimos e nomes populares: Mapeamento de tireóide, mapa, cintilo.

O que é?
É um exame utilizado na investigação de problemas da tireóide, especialmente indicado para pacientes portadores de nódulos de tireóide. Para sua realização, utilizam-se substâncias radioativas: o iodo radioativo ou o tecnécio.

O que se sente?
O exame não provoca qualquer sintoma local, como dor ou desconforto. Na situação em que se utiliza iodo radioativo, o paciente deve comparecer ao serviço que irá realizar o exame, no qual fará uma leitura preliminar de radioatividade, sendo que a seguir receberá uma pequena dose do iodo radioativo, devendo retornar 24 horas após para nova leitura de radioatividade. Nos casos em que se utiliza o tecnécio, a substância radioativa é injetada por via endovenosa (pela veia) e a leitura feita algumas horas após. Recentemente, um isótopo do iodo radioativo (Iodo 123)com uma vida mais curta vem sendo empregado, permitindo que o exame seja feito em algumas horas.

2 comentários:

Tony Madureira disse...

Olá,

A Cláudia vai fazer mais um exame à tiróide...

Bjs

Êidina Queiroz disse...

Tony e Claudia, espero que tudo corra bem e que voces recebem muitas bençaos de Deus. Beijinhos amigos.