sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SINTOMAS

SOBRE OS SINTOMAS

Dores Articulares: (dores nas juntas) As articulações, geralmente, ficam vermelhas, inchadas, doloridas, algumas vezes dificultando os movimentos., principalmente no início da manhã, causando muito sofrimento, as vezes, durante o dia, e com movimentos, sentimos um pouco melhorar. Como tratar: para estas inflamações, geralmente, são usados os corticóides (predinisona/meticorten/calcorte) Quem deve indicar: o Reumatologista

Manchas na pele: elas podem ser parecidas com rubéola, ou em forma de mordida de insetos, ou parecidas com manchas de alergia, outras parecem pequenas queimaduras feitas com a ponta de cigarro, cujas bordas ficam endurecidas, ou placas enormes vermelhas, ou bolhas. Este sintoma surge sempre depois de exposição solar, ou até mesmo por causa do calor, e em algumas pessoas, com fotossensibilidade grande, até mesmo as irradiações de certos tipos de luz artificial, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes, como é o meu caso.
Quando falo em exposição ao sol, não me refiro somente a ir à praia ou piscina, ficar deliberadamente ao sol. No caso de portadores de lúpus, não podemos pegar sol de maneira nenhuma. O simples fato de ficarmos no quintal, sairmos para ir a padaria sem o protetor solar é prejudicial. A pele das vítimas do lobo é altamente sensível à luz solar.
O que pode acontecer se pegarmos sol? Se andarmos no sol sem protetor? Pode acontecer a reativação do Lúpus, da doença como um todo (acordar o lobo), não é só sua pele que vai sentir, poderá surgir outros sintomas, qualquer outro dentre tantos; Aqueles que estão em plena atividade, vai “piorar”, vai aumentar a crise ou retardar sua melhora. Como tratar: usar sempre, o PROTETOR SOLAR, mesmo o tempo estando nublado, porque ainda assim, passa raio solar. Faça do protetor o seu maior aliado. Incorpore o habito de, após o banho, passar protetor solar, principalmente nas partes que irão ficar expostas ao sol como rosto, braços, pescoço, colo, pernas. Eu por exemplo, além do protetor solar, saio com o guarda-chuva aberto. Eu me amo, tenho que cuidar bem de mim. O SOL É NOSSO MAIOR INIMIGO. ESTIMULA O APARECIMENTO DOS SURTOS.

Dores muscular: Os sintomas no sistema muscular são bastante doloridos, apesar de existir u ma variação de pessoa para pessoa, a maioria dos pacientes com LES sentem a dor generalizada, no corpo inteiro, ou em pontos diferentes, resultando numa sensação de cansaço extremo, falta de ânimo, falta de vontade de fazer qualquer coisa. Como tratar: com remédio para dores e/ou relaxante muscular e exercícios, eu por exemplo, faço hidroginástica. Quem deve indicar: seu Reumatologista

Órgãos Internos: o LES pode atacar os rins, pulmões, coração, sistema nervoso central etc. Dependendo do órgão, a pessoa pode não ter muitos sintomas, como ocorre com a inflamação dos rins (nefrite lúpica). Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a inflamação dos rins geralmente não dá dor, e os sintomas podem ser inchaço nos pés ou o aparecimento da pressão arterial alterada.
Quando um órgão interno é envolvido na doença, as vezes é necessário fazer a biopsia, para saber até que ponto foi atingido e trata-lo adequadamente. Com o tratamento correto, evita-se que o problema avance. Quem indica: o seu Reumatologista

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
(Ou O Pequeno Tratado do Grande Caçador)
Etimologia: lúpus em latim significa lobo
Existem dois tipos de lúpus: Lúpus Eritematoso Discóide (LED) que ataca essencialmente a pele, o couro cabeludo e as juntas(dores articulares); Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) este mais complicado, mais violente, PODE atacar além da pele e das juntas, o sistema muscular, o sistema nervoso central, os rins, os pulmões, o coração etc.
O lúpus surge por um distúrbio no sistema imunológico, cuja origem ainda é desconhecida. As pessoas que desenvolvem esta doença passam a produzir uma quantidade maior de anticorpos que vão agir contra estruturas normais do organismo, causando com isto os sintomas próprios tais como: anemia, dor nas juntas, queda de cabelos, manchas na pele, (estas manchas por sua vez, ficam sempre “piores” depois de exposição ao sol), cansaço, falta de ânimo, dor no corpo, e com isto, por causa de alguns ou todos esses sintomas, ficamos com variação de humor, irritação, impaciência, vontade de chorar etc. Lúpus pode ocorrer em pessoas de ambos os sexos. No entanto, por motivos que a própria ciência ainda não consegue explicar, a grande vítima dessa disfunção do sistema imunológico é a MULHER – cerca de 90% dos casos. (Os homens, normalmente, são “atacados” pelo lobo mais branco, pelo LED).
E neste universo feminino, a doença surge principalmente no período compreendido entre a puberdade e a menopausa. Embora possa parecer que haja correlação com a produção dos hormônios femininos, o LES não ataca, apenas raramente, os ovários e útero. Pelo menos, em relação a esses órgãos, as mulheres podem ficar despreocupadas. Na infância e na velhice, portanto, a mulher corre um risco bem menor de desenvolver o LES. Digo desenvolver, porque não se trata de vírus, nem bactéria, nem doença infecto-contagiosa: o nosso organismo é pré-disposto, ou não, ao desenvolvimento, daí, surge a doença. O aparecimento do LES ou sua reativação, está relacionado, muitas vezes, a um período de estresse e/ou descontrole emocional, (e isto parece ocorrer pela relação entre estresse e o próprio sistema imunológico), ou acontece por um período de grande tristeza (a perda de algo ou de alguém/abalo emocional).