domingo, 27 de outubro de 2013

AVISO PARA MEUS AMIGOS

PARA TODOS
Amigos e Visitantes
Vou ficar alguns dias sem participar deste Blog, ficarei internada dos dias 29\30 ate 05\11,se tudo correr bem e mais alguns dias em recuperação.
Aos amigos, que quiserem noticias, liguem para o celular.
Até breve.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CONTROLE DA GLICEMIA

CANELA COMO SUPLEMENTO ALIMENTAR PODE AUXILIAR NO CONTROLE DA GLICEMIA EM DIABÉTICOS 
 
O controle do açúcar no sangue (glicemia) é um dos principais objetivos a ser alcançado no tratamento da diabete tipo II. A glicemia elevada influencia o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que é uma das principais complicações da diabete. As estratégias utilizadas até agora para controlar a glicemia incluem o uso de fármacos, intervenções no estilo de vida e modificações na alimentação.
 
Apesar de alguns estudos apontarem uma série de suplementos naturais como benéficos para o tratamento da diabete, o uso desses suplementos não é recomendado pela Associação Americana de Diabete devido à insuficiência de evidências clínicas mostrando a sua eficácia. Estudos recentes, entretanto, estão suprindo esta insuficiência. A maior parte deles tem concentrado suas atenções na canela (Cinnamomum cássia), ingrediente alimentar natural muito antigo e comum em todo o mundo.
 
No último mês de setembro foi publicada na revista científica Annals of Family Medicine uma pesquisa que utilizou como metodologia a metanálise, que consiste do agrupamento e análise de resultados de diferentes estudos abordando o mesmo tema. A avaliação dos resultados em grupo geralmente confere mais consistência às conclusões.
 
Esta metanálise agrupou 10 ensaios clínicos randomizados que comparavam grupos de pacientes diabéticos que ingeriram canela em pó ou em cápsulas versus diabéticos que não ingeriram. Em um período que variou, conforme o estudo, de 4 a 18 semanas de tratamento, os pacientes que ingeriram canela tiveram uma redução significativa da glicemia. Além disso, apresentaram uma melhora no perfil lipídico, com uma redução do colesterol total, triglicerídeos e LDL (colesterol ruim) e um aumento no HDL (colesterol bom).
 
Esses efeitos têm sido atribuídos ao princípio ativo da canela (cinamaldeído), que agiria em diferentes fases da regulação do principal controlador fisiológico da glicemia, o hormônio insulina, melhorando a eficiência da secreção e da ação deste hormônio nas células. A consequência dessa maior eficiência é uma redução do açúcar no sangue e uma melhora no padrão das gorduras circulantes.
 
Os pesquisadores salientam que o uso de 1 a 6 gramas por dia de canela (uma colher de chá contém aproximadamente 3 gramas) na alimentação pode ser um auxiliar no tratamento da diabete, sem ser, no entanto, um substituto da medicação prescrita pelo médico.


 

domingo, 20 de outubro de 2013

DEPRESSÃO - ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
 
Depressão é uma doença que afeta um grande número de pessoas de todas as idades no mundo todo. As principais manifestações da doença são relacionadas a alterações do humor, podendo a pessoa apresentar uma série de sintomas em diferentes intensidades. Caracteriza-se por uma sensação de desânimo (disforia) na maior parte dos dias, normalmente acompanhada por um sofrimento mental e uma incapacidade de sentir prazer (anedonia), com uma perda de interesse generalizada pelas coisas. Alguns dos sintomas mais comuns podem ser a irritabilidade, problemas de sono (insônia ou dormir demais), alterações do apetite (ganho ou perda de peso), cansaço e falta de energia, dificuldades de concentração, sensação de culpa, desesperança, baixa autoestima, pensamentos repetidos de morte ou suicídio.
A depressão pode ser tratada com medicamentos e/ou psicoterapia. Alguns aspectos relacionados ao estilo de vida podem contribuir para o tratamento, como exercícios físicos regulares, alimentação adequada e evitar álcool e drogas. Uma abordagem que pode ser complementar ao tratamento é a acupuntura, porém, estudos prévios com o uso da acupuntura foram inconclusivos devido a limitações metodológicas.
Pois no final de setembro foi publicada uma nova pesquisa na revista científica PLOS Medicine, mais consistente e que supera as limitações metodológicas anteriores. Trata-se de um ensaio clínico randomizado que comparou:
· acupuntura + cuidado padrão
· psicoterapia + cuidado padrão
· cuidado padrão exclusivamente
em pacientes com depressão. Os que receberam acupuntura e psicoterapia continuaram recebendo o tratamento medicamentoso usual do cuidado padrão.
Os resultados evidenciam que tanto a acupuntura como a psicoterapia estão independentemente associadas a uma redução dos sintomas de depressão a curto e médio prazo, quando comparados com o cuidado padrão, não apresentando efeitos adversos relevantes.
Os pesquisadores salientam que estas duas alternativas terapêuticas não substituem a abordagem farmacológica convencional, sendo, no entanto, ótimos auxiliares no tratamento da depressão.


 

domingo, 13 de outubro de 2013

DOENÇAS AUTO IMUNES E O SISTEMA NERVOSO

DOENÇAS AUTO IMUNES E O SISTEMA NERVOSO
         
        O   sistema  imunológico  pode   produzir,   por  engano,   anticorpos   contra   proteínas    do   sistema  nervoso,  da  própria  pessoa,    confundindo-as   com  elementos  estranhos  ao nosso  corpo,   como por  exemplo,   partículas  virais.
 
        Poderá haver, então,   lesão  inflamatória  no tecido  nervoso,     neurite,  se no  nervo,    radiculite,  se  na  raiz  nervosa,    mielite,   se  na  medula  espinhal   e   encefalite,   se  no  encéfalo  (cérebro,  cerebelo e  tronco encefálico).
 
        Síndrome de  Guillan-Landry-Barrè  se   forem  atacadas  as  raízes nervosas  motoras,   causando   paralisia   ascendente,   que   pode  comprometer  desde os membros inferiores,  até   os músculos respiratórios   e  faciais.
 
        Outra doença  auto-imune,  é  a Esclerose  múltipla,  quando é atacada a  mielina da substância branca. Esta doença  se   apresenta,  geralmente,  em  surtos.   Os surtos costumam se repetir,  podendo ocorrer lesões no  cérebro,  no cerebelo,  na  medula  espinhal, nos  nervos ópticos (visão),  nos nervos trigemio (sensibilidade  da face)  e  nos nervos  auditivos.  
 
        A   esclerose  múltipla  piora   no  calor,   porque   o mesmo facilita  a  entrada  dos  anticorpos  no  tecido   do   sistema nervoso  central.
 
       O  lúpus,   doença  inflamatória  que  ataca  vários  tecidos do corpo,  por auto –anticorpos,      pode  causar  a  encefalite  lúpica.
 
        De modo  geral,   quem tem doença  auto imune,  deve  evitar certas vacinas,  bem como  uso  de   materiais no  corpo,   que     possam aumentar a      produção de anticorpos. Pelo mesmo motivo,  os cuidados para evitar contato  com agentes infecciosos deverão  ser  redobrados. 
 
         Outro forte motivo para  se proteger  dos agentes  infecciosos,  é  que o  tratamento, muitas vezes,  enfraquece as defesas  do  corpo  contra  as infecções.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PENFIGÓIDE BOLHOSO

PENFIGÓIDE BOLOSO
O que é?

Penfigóide bolhoso é uma doença de pele, autoimune, caracterizada pela presença de grandes bolhas na pele, avermelhadas, que não se rompem facilmente. Não se sabe exatamente quais são as causas do surgimento destas bolhas, mas existem relatos do seu aparecimento após a exposição à radiação ultravioleta, radioterapia ou após o uso de determinados medicamentos.

Sintomas
Os sintomas do penfigoide bolhoso são:
Bolhas ligeiramente avermelhadas que surgem na pele, acompanhadas de coceira, que quando se rompem, apesar de muito dolorosas, não deixam cicatrizes.
Estas bolhas podem afetar todo o corpo, mas são mais frequentes nas regiões de dobras, como na virilha, cotovelos e joelhos.

Diagnóstico
Para o diagnóstico do penfigoide bolhoso, o médico dermatologista deverá observar atentamente a região, e, se necessário, solicitar exames complementares, como biópsia.

Tratamento
O tratamento para penfigoide bolhoso é feito com medicamentos anti-inflamatórios corticosteróides, ou imunossupressores. O tempo de duração da doença varia de pessoa para pessoa, podendo levar semanas, meses ou anos. Apesar de não ser uma doença de fácil resolução, o penfigoide bolhoso tem cura, e esta pode ser alcançada com a combinação de medicamentos orais e tópicos, sempre indicados pelo médico dermatologista.